Rioprevidência

Resíduo Inicial na Pensão

Saiba mais sobre este erro frequente quando o pagamento da Pensão começa no ano seguinte ao falecimento.

O que é o Erro do Resíduo Inicial?

Data Início Pagamento Pensão: o direito ao recebimento da Pensão inicia-se a partir da data do requerimento administrativo, mas, se este requerimento acontecer em até 2 meses após o óbito, o pagamento será devido desde a data do falecimento.

Erro do Resíduo Inicial: no primeiro contracheque da Pensão, mostra-se muito comum o RioPrevidência erroneamente pagar apenas o valor do benefício neste primeiro mês do deferimento de habilitação, sem incluir os valores retroativos devidos referentes aos meses anteriores que transcorreram desde o protocolo do requerimento administrativo de habilitação (ou desde o óbito, conforme regramento indicado no item acima).

Prática do RioPrevidência: mostra-se muito recorrente a situação que, no Processo Administrativo de concessão da Pensão, o próprio RioPrevidência reconhece haver erro de não pagamento dos valores devidos referentes aos primeiros meses do benefício.

RioPrevidência - Erro do resíduo inicial, Rioprevidência reconhece valor mas não paga administrativamente Relatório de auditoria: 31. Período inicial 3.1.1 Não foi pago o valor referente ao pedido inicial

Resíduo Inicial do Ano Anterior: quando a Pensão se inicia num ano posterior à data de falecimento do servidor, mostra-se praticamente certo que o RioPrevidência não irá quitar os valores referentes ao exercício anterior ao primeiro pagamento do benefício.

  • Confissão do RioPrevidência: o próprio órgão costuma reconhecer que são devidas parcelas do “exercício anterior”, entretanto tal parcela nunca é paga administrativamente.

RioPrevidência - Resíduo inicial: Exemplo de reconhecimento pelo rioprevidência de valores de "exercício anterior", que nunca são pagos administrativamente

Erro Não Solucionável Administrativamente: mesmo que os Pensionistas entrem com processo administrativo no RioPrevidência, tem-se, na prática, que o Resíduo Inicial da Pensão nunca costuma ser pago, pois o Órgão afirma que trata-se de “crédito de Despesa de Exercícios Anteriores (DEA)” e que será pago apenas quando houver “disponibilidade orçamentária”.

RioPrevidência - Reconhece erro. O próprio RioPrevidência reconhece que valores devidos de Pensão de anos anteriores não estão sendo pagos. ReclameAQUI. Consideração final da empresa: Prezada Senhora, no que tange ao encerramento de folha, o pagamento, caso haja crédito a receber, depende de disponibilidade orçamentária. Destacamos que valores de anos anteriores não estão sendo pagos, não havendo previsão. Atenciosamente, Ouvidoria do Rioprevidência

Solução para Recebimento: na prática, verifica-se que apenas o Pensionista promovendo um processo judicial para receber os valores residuais do início da Pensão. A justiça costuma obrigar o RioPrevidência a pagar o valor atrasado com a devida correção monetária e com aplicação de juros de mora.

  • Prazo Limite: o prazo limite para entrar na justiça é de 10 anos contados da concessão do benefício. Caso tenha passado 10 anos, só é possível ingressar na justiça na hipótese do Pensionista ter eventualmente aberto Requerimento Administrativo no RioPrevidência antes desta data limite.

Quais pensionistas devem ficar atentos?

Data de Início da Pensão: caso o falecimento do servidor estadual tenha acontecido em um ano anterior ao ano de início do recebimento da Pensão mostra-se muito provável que exista um Resíduo Inicial do Benefício que não tenha sido pago pelo RioPrevidência.

Pensões Iniciadas no Começo do Ano: este erro do RioPrevidência ocorre muito frequentemente quando o falecimento do servidor ocorre nos últimos meses do ano, e, consequentemente, o início de pagamento da Pensão ocorre nos primeiros meses do ano.

RioPrevidência - Recorrência é tanta que o próprio RioPrevidência orienta em caso de Erro do Resíduo Inicial. O problema é que, mesmo solicitando-se administrativamente a correção, o resíduo costuma nunca ser pago. Resíduos de Pensão. O que é? Trata-se de solicitação de crédito cujo beneficiário tenha falecido ou perdido a qualidade de dependente sem, contudo, receber parcelas referente ao benefício de pensão. Público-alvo: Qualquer interessado. Meios de acesso: Presencial: através de agendamento prévio no site do Rioprevidência ou pelo SAC; Online: através do canal de atendimento do Fale Conosco do portal do Rioprevidência.

Direito Respeitado: caso o Pensionista esteja na dúvida se seus direitos estão sendo respeitados pelo RioPrevidência, o documento mais importante para a realização de tal análise trata-se do Processo Administrativo de Concessão da Pensão.

RioPrevidência - Dúvida se o rioprevidência respeitou seus direitos? Obtenha o documento mais importante para tal verificação. Passo a passo para obter o Processo Administrativo de concessão de seu benefício. 1) Entre no site da ouvidoria: rj.gov.br/ouverj/; 2) Clique em nova manifestação; 3) Clique em solicitação; 4) Faça login com o GovBr; 5) Quando perguntado se "Deseja fazer o registro para um serviço ou órgão?" Escolha "Para órgão" e escolha "RIOPREV - RioPrevidência; 6) no Assunto escolha "Processo" e preencha o texto com "Solicito cópia digitalizada de todo o processo administrativo de concessão do meu benefício previdenciário."; 7) Na página de "informe o local em que ocorreu a situação relatada" escolha a opção pular

RioPrevidência - O Fale Conosco do RioPrevidência não enviou o Processo Administrativo? Muitas vezes é necessário recorrer à Ouvidoria do Estado para ter seu pedido atendido. A manifestação na Ouvidoria atua como canal de segunda instância do Fale Conosco. 1) Entre no site da ouvidoria (https://www.rj.gov.br/ouverj/; 2) Clique em Nova manifestação; 3) Clique em Solicitação; 4) Faça login com o GovBr; 5) QUando perguntado se "Deseja fazer o registro para um serviço ou órgão?" escolha "para órgão" e escolha "Rioprev - Rioprevidência"; 6) No assunto escolha "processo" e preencha o texto com "Solicito que esta Ouvidoria contribua para que eu receba a resposta do Fale Conosco aberto no RioPrevidência com o protocolo nº x"; 7) Na página de "Informe o local em que ocorreu a situação relatada" escolha a opção Pular

Aposentados & Pensionistas

Está na dúvida se seu direito foi respeitado?

Analisamos se INSS ou RIOPREVIDÊNCIA aplicaram corretamente a lei ao seu benefício previdenciário.

Está na dúvida se seu direito foi respeitado?

Analisamos se INSS ou RIOPREVIDÊNCIA aplicaram corretamente a lei ao seu benefício previdenciário.
Atendimento humano e on-line para todo o Brasil